VÍDEOS - TREINAMENTO FÍSICO: GINÁSTICA AERÓBICA
- Borelli
- 13 de nov. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2024

O intuito desse post é colocar pequenos vídeos de preparação física voltados para a Ginástica Aeróbica publicados no perfil do meu Instagram desenvolvidos a partir do final da pandemia.
A cada novo vídeo postado lá será fixado aqui também, nessa mesma postagem do blog.
Apesar de curtos certamente servirão como exemplos e ideias que poderão ser incorporados no dia a dia do treinamento do ginasta de acordo com o planejamento desenvolvido pelo treinador.
VÍDEO 01
TREINO QUARENTENA - Voltando pós pandemia, fora de nosso ambiente de treinamento mas trabalhando algumas bases importantes de exercícios de força geral para esquadros e flexões e fortalecimentos voltados para membros inferiores.
VÍDEO 02
TREINO QUARENTENA - Trabalhando algumas bases da saltabilidade.
VÍDEO 03
TREINO QUARENTENA - Ativando as vias energéticas, de forma geral e específica, da Ginástica Aeróbica.
VÍDEO 04
TREINO QUARENTENA - Treinamento de saltitamento e agilidade com mudanças de direção potencializando a coordenação de membros inferiores.
Transferência significativa para os deslocamentos na Ginástica Aeróbica.
VÍDEO 05
RETORNO AO CLUBE E INICIANDO O PLANEJAMENTO COMPETITIVO PARA A TEMPORADA 2022 - Desenvolvendo habilidades e bases de forças para saltitamentos e grandes saltos.
VÍDEO 06
Trabalhando as vias energéticas Aeróbia e Anaeróbia na Ginástica Aeróbica.
VÍDEO 07
Esse pequeno vídeo traz conceitos importantes no processo do treino, a destacar:
Treinamento a longo prazo, aperfeiçoamento técnico antes da preocupação com a sobrecarga (utilização da barra oca de alumínio e as anilhas de EVA), progressão e o enfoque nos exercícios preparatórios e sua importância na construção do movimento.
VÍDEO 08
Período preparatório, ciclo geral...Fundamental para atletas em formação nas categorias de base!
Antes de pensar em alta especificidade vejo como primordial desenvolver capacidades motoras sólidas para criar uma interconexão com os próximos momentos da planificação.
E o momento adequado é nessa fase do treinamento a longo prazo pois lá na frente o tempo certamente será escasso para esse modelo de planificação.
VÍDEO 09
Finalizando o Período Preparatório, Ciclo Geral.
Todas as bases trabalhadas prontas para o aumento da especificidade do treino na próxima etapa.
VÍDEO 10
Mesmo próximo da competição é fundamental manter o trabalho dos saltos unipodais na Ginástica Aeróbica Esportiva visando manter a força e a propriocepção através de exercícios dinâmicos com mudanças de deslocamento, posicionamento dos pés e da trajetória.
VÍDEO 11
Finalizando a preparação para o campeonato brasileiro de Ginástica Aeróbica Esportiva, mantendo os estímulos voltados para a potência muscular.
VÍDEO 12
Treinamento abrangendo aspectos neuromusculares e cardiorrespiraórios em uma sessão de treino envolvendo também a especificidade da modalidade.
VIDEO 13
É evidente a importância do treinamento pliométrico para membros inferiores de acordo com a exigência da Ginástica Aeróbica, mas da mesma forma os membros superiores são extremamente solicitados na modalidade, demonstrado pela movimentação constante e coordenada dos braços durante a rotina competitiva associado a elementos de força dinâmica conjuntamente com as quedas em posição de flexão após saltos que finalizam no solo.
VÍDEO 14
Avaliação não é um mero capricho ou algo superficial no treinamento, é simplesmente FUNDAMENTAL para a elaboração de um planejamento de treino racional,eficiente e individualizado, além de ser uma ferramenta única no controle e na análise da evolução de performance do indivíduo no decorrer do processo.
VÍDEO 15
No treinamento com adolescentes a preocupação com as capacidades motoras força e resistência devem sempre ser priorizadas no ciclo de preparação, esse alicerce trará benefícios tanto na preparação do ano competitivo como na construção de sua carreira como esportista.
VÍDEO 16
Treinamento com predominância de saltitos unipodais...No início da temporada esse esse estímulo de treino promove, não só a força, como também a propriocepção das articulações do joelho e tornozelo.
VÍDEO 17
Um autor clássico da Ginástica Artística (Roland Carrasco) fala de ações musculares específicas da ginástica como abertura,fechamento,antepulsão,retropulsão e repulsão. Segue uma adaptação desse conceito para o treinamento na Ginástica Aeróbica.
VÍDEO 18
Explorando manifestações da força e sua especificidade na Ginástica Aeróbica.
VÍDEO 19
Reavaliação do Teste de Borelli (SAGAT). Finalizando o período preparatório as ginastas da categoria juvenil obtiveram resultados muito satisfatórios em todas as variáveis da avaliação, ou seja, aumento do Índice Numérico Médio,demonstrando uma evolução da via glicolítica, e queda no Índice de Fadiga, PQD e Diferença entre as séries os quais apontam uma melhora na resistência das atletas.
VÍDEO 20
Determinando a carga ótima para o agachamento com salto.
VÍDEO 21
As avaliações são imprescindíveis no treinamento, é através delas que analisamos as progressões e também as deficiências, além de ser uma ferramenta fundamental na monitorização das cargas de treino. É muito satisfatório quando realizamos a reavaliação e observamos uma evolução significativa em todos os índices avaliados (físico/técnico, saltos, força, perfil corporal, técnico, físico e metabólico) entre o início do ciclo preparatório em janeiro até o final do mesmo em meados de abril. Desta maneira as ginastas compreendem seus pontos fortes e fracos e seguem mais motivadas, analíticas e confiantes para o próximo ciclo de treino (Intensificação Coreográfica) que vem pela frente e nós, Comissão Técnica, temos um arsenal de dados fantástico para os ajustes e planejamento da próxima etapa da planificação. Com isso é muito importante frisar e compreender que avaliar sem reavaliar perde grande parte do sentido e da condução do processo desse fantástico universo chamado Treinamento Esportivo.
VÍDEO 22
Trabalhando para aprimorar a Taxa de Desenvolvimento de Força(TDF), fundamental em modalidades como a Ginástica Aeróbica Esportiva.
VÍDEO 23
Mantendo o trabalho de força unipodal e proprioceptivo adicionado à exercícios de saltitamento.
VÍDEO 24
Treinamento de força visando a melhora dos índices de saltabilidade
VÍDEO 25
Short vídeo utilizando o elástico em um circuito de exercícios de saltos.
VÍDEO 26
Passado o campeonato estadual de Ginástica Aeróbica vejo de forma muito interessante demonstrar a transferência de ações motoras associando a demanda das coreografias competitivas com a preparação física através de exercícios gerais e específicos.
VÍDEO 27
Na Ginástica Aeróbica as quedas em flexão de braços (push up) fazem parte da rotinas dos atletas dessa modalidade...Além dos treinos mais tradicionais de força, como o supino reto por exemplo, é de suma importância a combinação de exercícios que ativem de forma simultânea tanto a força de membros superiores e tronco aliados a do core.
VÍDEO 28
O teste Isometric Mid-Thigh Pull (IMPT) é uma maneira eficaz e confiável de testar a força máxima em atletas e suas variáveis de desempenho têm uma excelente correlação com movimentos atléticos como o salto vertical e a velocidade do sprint.
Além disso é um ótimo indicador no controle do treino e otimiza a segurança de um teste para a força máxima sem o risco das avaliações tradicionais de 1RM, principalmente quando se trata de um grupo grande e de atletas em formação.
VÍDEO 29
Criando bases...Na Ginástica Aeróbica a otimização da condição cardiorrespiratória é fundamental para o desempenho do ginasta no decorrer de sua coreografia competitiva e utilizar um espaço reduzido, com intensidade moderada e com um volume adequado, torna-se uma ferramenta muito importante no desenvolvimento dessa capacidade.
VÍDEO 30
Sou um adepto fervoroso da escola clássica do treinamento de força...Quer desenvolver altos níveis de potência muscular? Desenvolva uma base sólida de força antes, o resto é conhecimento técnico aplicado aos meios e métodos de treino corretos e o resultado de excelência certamente virá...No esporte muitas vezes o menos é mais...
VÍDEO 31
É de fundamental importância avaliar o índice de força reativa ( Reactive Strength Index -RSI) pois além de possibilitar a análise da capacidade de um atleta mudar de forma rápida e eficaz de uma contração excêntrica para uma concêntrica, determina a melhor altura de queda para a realização segura,precisa e racional do treinamento pliométrico. Avaliar faz parte integral de um programa efetivo de treino!
VÍDEO 32
Semana pré competitiva, bora manter em alta os índices de força reativa e explosiva, fundamentais para a performance coreográfica de excelência na Ginástica Aeróbica Esportiva!
Amei. Já apliquei nos meus ginastas . Já já vi que tens mais para detecão de talentos . Que achei ótimos ! Parabéns pelo trabalho . Abraço daqui de Portugal. Vanda Dias
incrível muito legal mesmoo ❤️👏
Trabalho excelente!! 👏👏
que demaisss💗👏🏻
👏👏👏❤️❤️❤️